Prefeitura Municipal de
Campo Grande
Secretaria Municipal de
Educação
Superintendência de
Gestão de Políticas Educacionais
Coordenadoria do Ensino
Fundamental do 1º ao 5º ano
ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO DO
PROFESSOR POR SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema
Escolha de um assunto de maior relevância e /ou significado para a turma
a partir do Referencial Curricular da Reme. Propõe-se que os temas sejam escolhidos
juntamente com os alunos para que esses sintam-se valorizados em suas opiniões
e que tenham prazer em estudar e pesquisar aquilo que “querem” e,
principalmente, percebam que a sala de aula é um espaço aberto de trocas de
conhecimento. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser
respondida através de uma hipótese,
que será confirmada ou negada no decorrer dos estudos. O problema é criado pelo próprio
professor que o relaciona ao tema escolhido. É o professor que apresentará um
questionamento ao grupo que será a mola propulsora de todo o trabalho.
Ressalta-se que os temas da atualidade se tornam mais
interessantes para os anos iniciais do ensino fundamental, são aquecimento
global, poluição, preservação do meio ambiente, biocombustível, dentre vários
outros.
Justificativa
Ao elaborar a sequência didática o professor precisa explicitar
os motivos da escolha do tema, dos objetivos como também as capacidades que se
espera que os alunos desenvolvam ao longo do trabalho. A justificativa exalta a importância e
necessidade do tema a ser
estudado. Nesta etapa o professor ainda deve expor o número de aulas que serão
utilizadas e descrever as etapas que serão desenvolvidas na sequência didática
de forma sucinta.
Objetivos
Descrição das
atividades didáticas sincronizadas e encadeadas para alcance dos objetivos
didáticos pedagógicos, com no mínimo quatro atividades.
Proposta do tema por meio de uma problematização onde seja
apresentada: em roda de conversa, apresentação de vídeos ou recortes de filmes,
documentários, entrevistas, debates, reportagens, desenhos e outros que
possibilite ao aluno observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade,
percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador
onde:
O ensino de Ciências deve oferecer subsídios para um
trabalho que auxilie na solução de problemas do cotidiano e contribua com
mudanças nas ações e no comportamento. (CAMPO GRANDE, 2008, p.304).
Conteúdo
Listar o conteúdo que deve atender diretamente os objetivos propostos
para a resolução da problematização. Dependendo dos objetivos pode-se recorrer
a mais de um conteúdo. É importante que os objetivos assim como os conteúdos
sejam retirados do Referencial Curricular da Reme levando em consideração a
relevância social dos conteúdos.
Sabemos, portanto, que é preciso pensar, por exemplo sobre o conhecimento
que se pretende buscar, as questões mais relevantes do ponto de vista social,
os aspectos que podem contribuir para uma aprendizagem mais significativa e os
conhecimentos prévios dos alunos.
A seleção de conteúdo deve expressar interesses e
características do professor e do aluno, mas depende também da maneira como se
pensa o processo de ensino-aprendizagem e da forma como se propõe articulação
entre professor, aluno e conhecimento no espaço da sala de aula, todavia
pensando para além dela. (UNESP, 2012, p.66).
Habilidade
Apresentar situações (atividades) que levem
o aluno a desenvolver as habilidades de observação, comunicação,
experimentação, investigação e outros que favoreçam os conhecimentos
científicos. Assim, os objetivos do ensino listados previamente pelo professor
visam a compreensão, entendimento e realização das possíveis relações entre os
conteúdos propostos no desenvolvimento da sequência didática. Desta forma:
É importante o professor proporcionar à criança a
possibilidade de um conhecimento, ou reconhecimento do mundo, com o objetivo de
entender e compreender as transformações ocorridas no seu corpo e estabelecer
relações com o meio em que vive. (CAMPO GRANDE, 2008, p.313).
Metodologia
Neste momento aparecem as
estratégias pensadas intencionalmente pelo professor para a apresentação do
tema até o momento da finalização do trabalho bem como a organização de sua
rotina pensada de forma sistematizada em que as propostas sejam apresentadas
levando-se em consideração:
Organização do dia
·
Atividades permanentes (propostas de trabalho
que devem ser asseguradas regularmente): rodas de conversas, leitura do professor,
leitura dos alunos e leitura com os alunos e registros.
·
Atividades sequenciadas (sequências didáticas em que, a cada etapa, há uma complexidade de
desafios): agrupamentos, momentos de observação, experimentação e
investigação.
Gêneros textuais
·
Listas
·
Adivinhas
·
Legendas
·
Você sabia?
·
Bilhete
·
Poemas
·
Músicas
·
Contos
·
Carta
·
Histórias em quadrinhos
·
Carta de solicitação
·
Biografia
·
Fichas técnicas
·
Textos científicos
·
Textos informativos
·
Textos não verbais
Recursos didáticos
·
Literatura infantil;
·
Livro didático;
·
Jogos;
·
Laboratório de informática;
·
Laboratório de Ciências;
·
Área externa;
·
Vídeos ou recortes: filmes, documentários,
entrevistas, debates, reportagens desenhos...;
·
Boletins meteorológicos;
·
Itinerários culturais;
·
Horta;
·
Jornais;
·
Revistas;
·
Brincadeiras (O que flutua, degustações,
sensações, percepções);
·
Internet (sites específicos);
·
Máquina fotográfica;
·
Filmadora.
Critérios de avaliação
Essas atividades podem ser
utilizadas ao final de uma sequência didática.
·
Portifólio coletivo;
·
Almanaques coletivos;
Pensar nos critérios
avaliativos. Sugestão: Caderno de Avaliação - PNAIC
·
Exposição oral
·
Debates
·
Entrevistas
·
Seminários
·
Registros individuais, duplas e coletivos.
·
Registros e /ou anotações do professor.
Conclusão
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO GRANDE. Referencial Curricular da Rede Municipal de
Ensino. Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Campo Grande, MS, v.1,
2008. p 328. .
SÃO PAULO. Unesp. Caderno de
Formação: Formação de Professores Didática dos conteúdos. Cultura
Acadêmica, 2012.
Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa - PNAIC. Organização do
trabalho pedagógico por sequência didática. MEC: Unidade 6 p. 27-37; 40-42.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao estudo das situações
didáticas: conteúdos e métodos de ensino. SP, Ática, 2008.p.128.
Nenhum comentário:
Postar um comentário